Joinville, Sábado, 23 de Junho de 2018
Agenda  
Comitê  
Caracterização  
Recursos Hídricos  
Outras Legislações  
Educação Ambiental  
Publicações  
Links Diversos  
Mapa do Site  
Contato  

Nº DE ACESSOS
183347

 


25/06/2015 - A solução para o desperdício
 

Sem desperdício

O inverno está chegando e, consequentemente, o período seco. Com isso, o problema da escassez volta a assombrar o governo, que deve tomar iniciativas o mais rápido possível para driblar tal problema. Porém, em alguns países, esse período já não representa tanto risco.
 Segundo o G1, em um seminário internacional realizado em São Paulo e promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, foram elencados seis países que evitam o desperdício e conscientizam a população sobre a importância da água.  Veja os modelos:

•    Austrália: para combater o desperdício foram realizadas obras para que as águas residuais que saem das casas sigam para reservatórios próprios.

•    China: o país formulou um sistema de etiquetas para mictórios, vasos sanitários e pias que determina o grau de eficiência hídrica desses produtos, desta forma há o incentivo à compra de produtos que utilizam uma menor quantidade de água.

•    Califórnia: a região enfrenta uma das piores secas em décadas. Por isso, o governo foi obrigado a decretar o racionamento da água, com aumento de tarifas, multas para desperdício exagerado, entre outros.

•    Japão: foi desenvolvido um Manual Geral contra a seca com medidas preventivas e ações a serem feitas quando houver estiagem.

•    Israel: país que luta contra a seca há 67 anos com criação de leis, sistema de economia e regulação.

•    Cingapura: todo esgoto do país é tratado e reutilizado, é considerado um dos polos mais eficientes de reaproveitamento de água.

Todas essas experiências podem servir como lição para o Brasil, que desde 2013 vem lutando com mais vigor contra a falta de recursos hídricos já escasso em várias regiões.

 

 



Fonte: G1 - http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/05/veja-solucoes-de-seis-paises-para-vencer-falta-de-agua-e-o-desperdicio.html. Acesso em 25/06/2015.
 
<< voltar Notícias


CCJ - Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira
Rua do Príncipe, 330 - 9ºandar - cjto 902 - CEP 89201-000 - Joinville - SC - Tel/Fax: (47) 3435 3730 - cubatao@cubataojoinville.org.br