Joinville, Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018
Agenda  
Comitê  
Caracterização  
Recursos Hídricos  
Outras Legislações  
Educação Ambiental  
Publicações  
Links Diversos  
Mapa do Site  
Contato  

Nº DE ACESSOS
159125

 


12/05/2016 - AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA (IQA)
 

MONITORAMENTO AMBIENTAL   01/05/2016

 

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA (IQA)

nas Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira em 2015

 

Wellington Silva Baldo / Kaethlin Katiane Zeh / Diogo Augusto Moreira

ccj.analises@gmail.com

 

O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira (CCJ) realiza suporte para a gestão de seus recursos hídricos através do monitoramento da qualidade da água, em diferentes pontos de coleta, desde as proximidades da nascente até a foz dos principais cursos d’água. São 11 pontos amostrais, sendo que 8 estão compreendidos na bacia hidrográfica do rio Cubatão e 3 na bacia hidrográfica do rio Cachoeira, conforme Figura 1.

Figura 1 – Pontos de monitoramento do IQA nas Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira

As análises de qualidade da água compreendem o monitoramento de 50 parâmetros, com diferentes periodicidades: mensal, trimestral ou anual, dependendo do parâmetro. Dentre os parâmetros monitorados (Figura 2), estão contemplados os 9 que compõem o cálculo do Índice de Qualidade da Água (IQA) adotado pela CETESB: coliformes termotolerantes, demanda bioquímica de oxigênio, fósforo total, nitrogênio total, oxigênio dissolvido, pH, temperatura da água, turbidez e sólidos totais.

 

 Figura 2 - Medição in loco de parâmetros de qualidade da água.

 

 O resultado do IQA, nos 3 pontos amostrais analisados no rio Cubatão, variou de 39 (regular) a 88 (ótimo). O IQA ótimo foi aferido no ponto RC1, situado no curso médio do rio Cubatão. Este fica à montante do ponto de captação de água para abastecimento público do município de Joinville, onde o enquadramento deste curso d’água é classe 1, conforme o Plano de Bacia (Figura 3).

 

Figura 3 – Índice de Qualidade da Água no Rio Cubatão em 2015

 

Na bacia hidrográfica do rio Cachoeira, pode-se observar que o IQA variou de 22 (ruim) a 51 (regular), sendo que estes extremos de variação ocorreram ambos no ponto RCA1, o qual está situado na parte mais à montante do rio Cachoeira (Figura 4).

 

 

Figura 4 – Índice de Qualidade da Água na Bacia do Cachoeira em 2015

 

De modo geral, notou-se que o IQA variou de ruim (IQA = 22) a ótimo (IQA = 88) nas bacias dos rios Cubatão e Cachoeira, com maior grau de comprometimento no rio Cachoeira. Apesar de a qualidade da água ainda não ter se apresentado péssima nenhuma vez, verifica-se a necessidade de sua melhora. Isso poderia ser viabilizado, por exemplo, pela implantação de rede coletora de esgotos em todo o município de Joinville.

 

 



Fonte:
 
<< voltar Notícias


CCJ - Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira
Rua do Príncipe, 330 - 9ºandar - cjto 902 - CEP 89201-000 - Joinville - SC - Tel/Fax: (47) 3435 3730 - cubatao@cubataojoinville.org.br