Joinville, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
Agenda  
Comitê  
Caracterização  
Recursos Hídricos  
Outras Legislações  
Educação Ambiental  
Publicações  
Links Diversos  
Mapa do Site  
Contato  

Nº DE ACESSOS
152772

 


25/11/2016 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Projeto Viva Ciranda
 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL   10/11/2016

 

PROJETO VIVA CIRANDA -Visita a propriedades Rurais

 

O Projeto Viva Ciranda é uma atividade que visa o turismo pedagógico na área rural de Joinville, onde algumas propriedades rurais são transformadas em grandes salas de aula ao ar livre, oportunizando o aprendizado em contato direto com a natureza.

Cada propriedade oferece diferentes especialidades – fauna e flora, pequenos animais, aves exóticas, horta orgânica, nascentes, produtos artesanais, trilhas e tratamento ecológico de água e esgoto, entre outras.

O Projeto vem estimulando o desenvolvimento local destas propriedades e favorece a sustentabilidade da região, por meio da comercialização de produtos coloniais e do turismo rural.

Em 24 de setembro foi realizada uma saída, com a equipe técnica do Comitê CCJ, para visitação de propriedades participantes do projeto. Como roteiro seguido foi: 1) Propriedade do Sr. Ango Kersten - Estrada Bonita; 2) Propriedade Vale das Nascentes – Quiriri; 3) Almoço - Rio da Prata e por fim 4) Propriedade da Família Schroeder - Estrada dos Morros. 

Localizada na Estrada Bonita, na propriedade do Sr. Ango Kersten, a equipe do CCJ conheceu o cultivo da cana de açúcar e a fabricação artesanal do melado, fizeram uma visita pela propriedade. Também conheceram o curral e o museu de utensílios agrícolas.

Na propriedade Vale das Nascentes, localizada na Estrada Quiriri, em meio à Mata Atlântica, com belas paisagens, trilhas, nascentes, pomar de frutas variadas e a presença de pequenos animais, a equipe do CCJ visualizou as diversas nascentes da propriedade e o trabalho desenvolvido por eles sobre a importância do uso racional da água e da conservação do meio ambiente.

Situada na Estrada dos Morros, na propriedade da Família Schroeder a equipe do CCJ pode conhecer os cuidados com a horta e no trato de animais, como tirar leite de cabra e ainda, percorreram uma trilha até o Rio Piraí, este responsável por 30% do abastecimento de água do município de Joinville.

Como resultado da visita realizada nas propriedades o Comitê CCJ irá realizar, no próximo ano, capacitações com todos participantes deste projeto, com o objetivo de informar sobre o Comitê e os recursos hídricos da região, assim como auxiliar no processo de educação ambiental fomentado por eles.

 

 

Foto 01: Visita Equipe CCJ na propriedade do Sr. Ango Kersten.

 

Foto 02: Visita Equipe CCJ propriedade Vale das Nascentes.

 

Foto 03: Visita Equipe CCJ propriedade Vale das Nascentes.

 



Fonte:
 
<< voltar Notícias


CCJ - Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira
Rua do Príncipe, 330 - 9ºandar - cjto 902 - CEP 89201-000 - Joinville - SC - Tel/Fax: (47) 3435 3730 - cubatao@cubataojoinville.org.br